E o blog volta a ativa!
haha
A verdade é que nos últimos 6 meses a vida que era agitada ficou muito mais que agitada (*procurando um adjetivo diferente de agitada*) e ficou bem difícil de pensar em preparar um post.
Mas hoje eu queria falar sobre um exercício que fizemos em outubro do ano passado na Gobelins chamado "Pétanque".
O objetivo do exercício era fazer um personagem jogando uma bola de pétanque e depois tendo algum tipo de reação, sendo ela positiva ou negativa.
Quando o professor começou a explicar o que deveríamos fazer, eu não fazia a mínima ideia do que era Pétanque. Só fui descobrir quando estava fazendo o polish da minha animação. Brincadeira. Descobri quando passei pra spline.
Segue um exemplo desse super emocionante jogo que, pra mim, é uma Bocha com bolas pequenas..
Mas eu tive que assistir vários desses vídeos ensinando a jogar, pra entender do que o pessoal estava falando.
Podemos dizer que esse foi o primeiro exercício de Body Mechanics com um pouco de acting, então na época foi tipo "óóóóó!!!".
Além de desafiador, foi ótimo para aprender a organizar a cena.
Na época, o professor disse que não importava se o seu personagem jogava Pétanque, futebol ou vôlei.
O importante era ter uma animação dinâmica! Estar atento ao timing!
E outro ponto muito comentado: ação e reação. Um exemplo dado foi: se uma bola cai no seu pé, você leva um tempo para entender que algo bateu no seu pé antes de ter algum tipo de reação.
Então, o conselho geral é: cada coisa acontece no seu tempo. Uma coisa de cada vez.
Linda ilustração do meu caderno explicando que o pé só vai se movimentar depois que a bola "sair do pé". |
Muitas vezes a gente anima por animar. Apenas mexendo as coisas de um lado pro outro e marcando keyframe. A verdade é que toda ação tem uma reação e a gente tem que pensar 100% do tempo nisso enquanto estamos animando.
E então começamos as nossas preparações.
Depois de estudar os vídeos do youtube (e entender o que eu tinha que animar), decidi fazer meu próprio vídeo jogando Pétanque-Apagador... Sacomé... Eu não tinha uma bola de pétanque disponível.
Começamos o blocking fazendo as 3 poses principais: o personagem parado. O personagem antecipando e o personagem atacando.
A minha maior preocupação era qual tipo de reação eu queria que meu personagem tivesse no final. Eu queria uma coisa meio "mixed feelings", meio esperançoso, quase contente.... depois triste.
Eu fiz e refiz muitas muitas vezes a parte que o personagem termina de jogar a bola. Ainda não está perfeito, mas, na minha opininão, está engraçado.
Nenhum dos meus professores gostam dessa animação, mas eu amo (principalmente porque fui eu que fiz, então eu a amo!!!).
Mas está aí o resultado final feito em outubro de 2013.
Tchau Pétanque!
Acho que no próximo post vou falar sobre esse render "magnífico" que eu aprendi no youtube, mas deleteram o vídeo =(
Então se eu tiver culhões de ~ explicar um render ~ básico para animação, eu o farei, ok?
Bisous bisous! Até breve =)