domingo, 1 de dezembro de 2013

Passou. E agora?

Aí né... Você passou na prova e vai pra França em 3 ou 4 meses... Pode relaxar e curtir a vida, então!
HAHA... Não.
É que você começar a estudar mesmo.

Antes de vir pra cá estudei francês (é claro), desenho, storyboard e animação clássica.
Pra começar eu intensifiquei as aulas de francês. Fiz por volta de 4 horas e meia de aula particular por semana com a Izany Berger, que foi minha professora de inglês quando eu era neném também. Que lindo!

Mas eu já digo que 4 horas e meia por semana, pra quem achava que francês se resumia a "Voulez vous coucher avec moi" não é o suficiente! Eu saí do Brasil com um francês básico. As vezes eu fico meio louca aqui porque não entendo nada (principalmente quando eles começam a falar super rápido e com todas as gírias do mundo), mas eu tenho me virado bem.

Na Gobelins os professores, coordenadores e funcionários são bem simpáticos comigo, mesmo eu me enrolando pra falar francês. Eles vêem que você está se esforçando e acham até graça quando você erra. É claro. Eu acharia também. 
Ahh Cuidado... Muitas palavras em português tem significados estranhos em francês. E "menage" não é o que você está pensando... Se alguém te convidar pra um "menage", não vá. É uma cilada!!!

Imaginei que estudando na Gobelins os caras íam, no mínimo, exigir que eu soubesse desenhar um boneco de palitinho (mesmo que eu fizesse um curso exclusivamente de Animação 3D).

Logo... Comecei aulas de desenho básico na Abra. Sim, o curso da Abra é super caro, mas pra quem não sabe nada de desenho, é super bacana! O curso começa lá no básicão mesmo e  se você de dedicar, tem uns resultados bem legais. 
Infelizmente, eu não tive tempo que concluir o curso (vim pra França antes), mas tive muita sorte de ter um professor excelente (Marcelo Scaff Marques) que me deu liberdade de estudar o que eu achava que ía precisar mais na Gobelins, já que eu estava com pressa.

Hoje eu vejo que foi muito bom estudar desenho principalmente pra ter noção de volume, poses, silhueta, espaço negativo e linha de ação.

Ahh... E aqui todo mundo desenha e tem um SketchBook super maneiro cheio de "Life drawings" (leia Life Drawing do jeito mais blasé possível) feitos no museu do sei lá o que em Paris, então você tem que ter um pra fazer uma pose de artista né...
Ps: Eu parei de desenhar, então meu "sketchBook" virou o caderninho de lista de compras da semana. Ninguém precisa saber... 
Quem nunca?

Decidi estudar Storyboard por motivos diversos mas o principal foi: curiosidade. 
Eu nunca tinha tido aulas de storyboard e foi super legal porque meu professor (Rodrigo Idalino) enfatizou bastante assuntos como planejamento, camera, enquadramento, silhueta, luz, sombra... E isso fazia falta pra mim. Esse lance do planejamento me ajuda em absolutamente todos os meus trabalhos. Sempre rola fazer um "storyboardzinho" antes de animar, se não, o negócio não vai pra frente.  Mesmo que seja de boneco de palitinho!
Isso não é um storyboard, eu sei. Mas é como eu planejo os exercícios.

Beleza. Vou pra Gobelins e.... Nunca fiz animação clássica na minha vida. 
Que vergonha.
Não que hoje eu faça, mas pelo menos eu sei o que é uma mesa de luz, ok?!
Não só sei o que é uma mesa de luz, como tenho uma e minha assistente domiciliar pensou que era um microondas. Graças a Deus eu a alertei a tempo. Ufa!
Eu e meu "microondas".
Eu precisava de um curso rápido que me mostrasse o básico de como animar "em papel". Comecei aulas de "History and Principals of Animation" na Axis, em SP. Tivemos vários problemas de organização da escola, mas tive sorte novamente de ter um professor muito bom e no final das contas, aprendi o que eu queria aprender.

Percebi que eu deveria ter estudado animação clássica muito antes. Putz... além do negócio ser mágico (é mágico!!! Sério!), você é forçado o tempo inteiro a se planejar e ter sempre a sua idéia muito clara na sua cabeça "o que você quer, como quer e como vai chegar lá".

Sério... ajuda muuuuuito pra estudar animação 3D. É nítida a diferença entre as pessoas que nunca animaram 2D e as pessoas que já animaram. Na minha sala, os alunos que fizeram animação clássica, animam muito mais rápido e com mais facilidade.
Aqui está meu primeiro walk cycle feito no papel. Ok... Eu sei... Não está perfeito, fluido, mágico e "nossa! uau! nossa! awsome!", mas pra um primeiro tá bacaninha, vai....


Bom... Foi isso o que eu fiz pra me preparar pra Gobelins.
Sempre fica aquela sensação de "eu poderia ter estudado mais" mas com certeza estou estudando tudo o que "não estudei de suficiente" na vida inteira, aqui. hahaha
Nuh! Que frase esquisita!
Ahhh... Só uma dica para mulheres. Vai pra França?
Dieta pre-França








































































































































Faça uma dieta antes de vir pra cá. Você vai precisar.
Bisous!
Bonne chance a tous!

2 comentários:

  1. Não tinha visto esse blog, Marah - e obrigado pelas palavras dedicadas ao seu professor aqui, grande beijo do Marcelo "Maraska" Scaff Marques, e vai fundo que o caminho é esse :D

    ResponderExcluir
  2. Ops, esqueci de digitar o "I" de Mariah, kkkk

    ResponderExcluir