sábado, 7 de dezembro de 2013

Chegou na França? Agora é a hora de terminar sua documentacão.


Primeira consideração: eu nao sabia que as pessoas realmente estavam lendo o blog e agora eu teria que realmente me preocupar com concordância verbal, acentuação, nova-gramática, início, meio e fim... Mas... Eu não vou. Vou escrever o que e como meu coração semi-analfabeto mandar HAHAHA =)

Hoje, meus queridos 3 leitores, vou falar sobre a "oficialização do visto de Long Sejour", que é o visto necessário pra estudar 1 ano na França.
Eu queria começar a escrever sobre os trabalhos que estamos fazendo aqui, e as técnicas, dicas e coisas legais, mas falar sobre documentação é necessário.
Então se prepare porque esse post vai ser chato.
Vou colocar fotos de comidas aleatórias no meio pra ficar menos cansativo, ok?
Queijo Comté! Bom demais!

Vamos lá... Após as entrevistas no Campus France e no Consulado (sim, são 2 entrevistas), eles devolvem seu passaporte com o visto de Long-Sejour e 2 papéis. Um deles é uma ficha que você deve preencher e o outro são todas as instruções (em francês e inglês! Obrigada!) do que fazer com essa ficha. Não perca estes papéis, ok? Assim... Só falando.

Ps: Brasileiros podem entrar na França sem visto, apenas com o passaporte. Porém, só podem ficar até 3 meses. Ou seja, se você precisa de mais tempo, tem que aplicar pro Visto. No site do Campus France tem todos os passos, como ja disse no primeiro post. E eles são super simpáticos, você pode até ligar lá e eles são bem "responditivos" (esqueci a palavra).

Prato principal do "L'Entrecote de Paris". Uhh Delícia!

Assim que você chega na França, você envia a ficha preenchida pro OFII da região onde você vai morar. São informações básicas como endereço, tipo de visto, telefone de contato, onde vai estudar, trabalhar, etc... No papel das instruções tem todos os endereços de todos os departamentos da França.

Aí você espera. Como dizem os franceses "attends... attends..."

Depois de umas 3 semanas você recebe uma carta que diz “yeah! Recebemos seus documentos! Uhu! Oh-la-la! Bisous bisous!”.

Espere mais um pouco.

PIZZA PARTY!!!

Depois de mais umas 2 semanas chega a Convocação do OFII.
Honestamente, eu não sei o que é o OFII e nunca pesquisei sobre isso. Apenas segui as instruções do papel. Tirar visto é tipo uma gincana, acredite. Leia o papel, siga as instruções e vai dar tudo certo.

Você precisa ir ao OFII para uma visita médica e apresentação de documentos.
ATENÇAO: NãO ESQUEÇA DE COMPRAR O TAL DO “SELO”, também conhecido como “timbre”. É um papel que você compra pela internet. Custa 58 [absurdos] euros.

O bom é que é tudo no mesmo dia. Acorde cedo, tome um café, vista todos os seus casacos e “on y va!”.
Primeiro, você tem que tirar radiografia do pulmão (não pergunte porque.. Eu não sei! Eu só segui intruções!). Não tem pagar nada, ok? 
Com a radiografia em mãos, você vai pro OFII. Lá você faz uma consulta médica. O médico pergunta tudo da sua vida, te examina, analisa sua carteirinha de vacinação (pois é... Quem, aos 25 anos, ainda tem carteirinha de vacinação, né?), e o pior: te pesa! Pois é... É horrível! Depois de 2 meses na França o cara vai e te obriga a pisar numa balança! Deselegante!
                                          .........*momento de reflexão aqui*........

Momento de reflexão com chocolate. Claro.

Em seguida, te chamam numa outra sala e é onde você mostra os documentos que eles pediram. No meu caso pediram passaporte, comprovante de residência, carta do médico falando que sou saudável e comprovante que eu sou aluna da Gobelins.
Tá beleza?
Eles colam outro “bagulho” no seu passaporte e voilá! Agora você é, oficialmente, estudante na França, et... Voilà!
Sim. Eu me divirto.

UHUUUUUU. Ufa! O post mais chatinho acabou. Ufa ufa ufa!
Espero que o póxima seja mais interessante.

Bisou bisous!

Nenhum comentário:

Postar um comentário