terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

The Vanilla Walk Cycle

Depois de quase 1 mês com o professor mais "cartoony" que eu já vi na minha vida (sério), chega um cara discreto, simples, quieto e francês chamado Jean Hemez. Ele é simplesmente supervisor de animação na Mac Guff.. Assim... Cara simples.
Ótimo professor, super claro, super direto, atencioso e o mais importante: paciente.

Teoricamente, íamos fazer o exercício em que o personagem joga uma bola, tem uma reação e sai andando.
Mas... Depois de alguns re-arranjos no conteúdo programático (tipo 4ª série), voltamos um pouco pra trás e fizemos o famoso, querido e amado (ironia aqui) Vanilla Walk Cycle.
Eu sei.. Eu sei... Existe um milhão de nomes pro "Vanilla Walk Cycle". Mas eu aprendi o termo "Vanilla" com um professor da Gnomon e vou usar esse termo pro resto da minha vida. E não, não adianta falar "Natural Walk Cycle", "Normal walk Cycle", "bla bla bla walk Cycle".
I - don't - care.
#TeamVanillaWalkCycle

O desafiador do "Vanilla" é que ele não existe na vida real. Ninguém anda naturalmente, sem nenhum tipo de mania, emoção ou jeitinho. Mas se você consegue fazer um Vanilla, fazer o walk cycle com "emoção" é mais fácil. Então... Boa sorte. Ou em francês: Bon courage!

Pra começar, nos recomendaram não usar o "método Richard Williams". Pois é... Tirou meu chao. Fiz um escândalo "Como assssssim??? Vocês estão malucos???? Eu uso o Rich desde que sou neném!!!".
Todos me ignoraram.
Mas o método dele não foi recomendado porque a animaçao pode ficar um pouco dura.
Walk Cycle do "Animator's Survival Kit" de Richard Williams
Mas logico que existem várias dicas super legais no Survival Kit que nos utilizamos sempre. Por exemplo, esse exemplo dos braços:

A dica de ouro pro Walk Cycle é: ..........*suspense*.......  Kyle Balda.

Pronto. O post sobre o Walk Cycle esta pronto. Hahaha. É isso!
Nesse tutorial, ele ensina de uma forma simples, rapida e com os "atrasos" prontos.

Eu achei um documento pro próprio Balda destrinchando melhor o walk cycle e alguns detalhes que achei interessante:
Todo mundo se confunde nessa parte.  "Mas que lado sobe o quadril?"
O bom é que de um jeito ou de outro, está certo. Tudo depende de como seu personagem anda.

Nunca nunca nunca pés retos.

HAHA Love this.
Step 1 pra fazer a coluna.

Follow through da coluna

A cabeça sempre fica compensando o corpo

Dica do meu professor: braços e mãos: keep it simple.
Menos é mais.
Não exagere nos braços e nas mãos, você vai cagar tudo.


hahaha Prefiro o da esquerda

Arcos  <3


Eu ainda estou trabalhando no meu walk cycle, como podemos ver:

Ajuda do Grease Pencil pra ver o pop do joelho.
As poses "contato" estão em vermelho em amarelo e verde as passagens.
Esses joelhos tiram a paz de qualquer um... é a parte mais chatinha do Walk Cycle, na minha opinião.
Tem que checar o spacing rigorosamente.

No caso de um walk cycle no lugar (sem mover o personagem pela tela),  o joelho nunca pode ultrapassar o "joelho dos contatos".
Faz sentido isso?
Por exemplo, se na pose "Contato" o joelho fica na distância X, na pose do "Down" em que o pé está indo para trás, o joelho fica numa pose X-1 (nunca ultrapassa a pose do contato), se não, vai "pop-ar".
Caraca... Eu so sei explicar isso falando e fazendo mimicas.

No caso do Walk Cycle saindo do lugar, algumas regras mudam. No caso de animaçao que nao é para games, o walk cycle so é validado quando ele funciona "saindo do lugar". O quadril e os joelhos sao trabalhados de forma diferente.

Meu Walk Cycle bem bem bem bem bem WIP:



No momento eu estou trabalhando num outro projeto, então deixei meu Walk Cycle pra depois.. Mas um dia eu arrumo. Prometo!

Beijos grandes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário