Ótimo professor, super claro, super direto, atencioso e o mais importante: paciente.
Teoricamente, íamos fazer o exercício em que o personagem joga uma bola, tem uma reação e sai andando.
Mas... Depois de alguns re-arranjos no conteúdo programático (tipo 4ª série), voltamos um pouco pra trás e fizemos o famoso, querido e amado (ironia aqui) Vanilla Walk Cycle.
Eu sei.. Eu sei... Existe um milhão de nomes pro "Vanilla Walk Cycle". Mas eu aprendi o termo "Vanilla" com um professor da Gnomon e vou usar esse termo pro resto da minha vida. E não, não adianta falar "Natural Walk Cycle", "Normal walk Cycle", "bla bla bla walk Cycle".
I - don't - care.
#TeamVanillaWalkCycle
O desafiador do "Vanilla" é que ele não existe na vida real. Ninguém anda naturalmente, sem nenhum tipo de mania, emoção ou jeitinho. Mas se você consegue fazer um Vanilla, fazer o walk cycle com "emoção" é mais fácil. Então... Boa sorte. Ou em francês: Bon courage!
Pra começar, nos recomendaram não usar o "método Richard Williams". Pois é... Tirou meu chao. Fiz um escândalo "Como assssssim??? Vocês estão malucos???? Eu uso o Rich desde que sou neném!!!".
Todos me ignoraram.
Mas o método dele não foi recomendado porque a animaçao pode ficar um pouco dura.
Walk Cycle do "Animator's Survival Kit" de Richard Williams |
A dica de ouro pro Walk Cycle é: ..........*suspense*....... Kyle Balda.
Pronto. O post sobre o Walk Cycle esta pronto. Hahaha. É isso!
Nesse tutorial, ele ensina de uma forma simples, rapida e com os "atrasos" prontos.
Eu achei um documento pro próprio Balda destrinchando melhor o walk cycle e alguns detalhes que achei interessante:
Todo mundo se confunde nessa parte. "Mas que lado sobe o quadril?" O bom é que de um jeito ou de outro, está certo. Tudo depende de como seu personagem anda. |
Nunca nunca nunca pés retos. |
HAHA Love this. Step 1 pra fazer a coluna. |
Follow through da coluna |
A cabeça sempre fica compensando o corpo |
Dica do meu professor: braços e mãos: keep it simple. Menos é mais. Não exagere nos braços e nas mãos, você vai cagar tudo. |
hahaha Prefiro o da esquerda |
Arcos <3 |
Eu ainda estou trabalhando no meu walk cycle, como podemos ver:
Ajuda do Grease Pencil pra ver o pop do joelho. As poses "contato" estão em vermelho em amarelo e verde as passagens. |
Tem que checar o spacing rigorosamente.
No caso de um walk cycle no lugar (sem mover o personagem pela tela), o joelho nunca pode ultrapassar o "joelho dos contatos".
Faz sentido isso?
Por exemplo, se na pose "Contato" o joelho fica na distância X, na pose do "Down" em que o pé está indo para trás, o joelho fica numa pose X-1 (nunca ultrapassa a pose do contato), se não, vai "pop-ar".
Caraca... Eu so sei explicar isso falando e fazendo mimicas.
No caso do Walk Cycle saindo do lugar, algumas regras mudam. No caso de animaçao que nao é para games, o walk cycle so é validado quando ele funciona "saindo do lugar". O quadril e os joelhos sao trabalhados de forma diferente.
Meu Walk Cycle bem bem bem bem bem WIP:
No momento eu estou trabalhando num outro projeto, então deixei meu Walk Cycle pra depois.. Mas um dia eu arrumo. Prometo!
Beijos grandes!
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